quinta-feira, abril 04, 2019

Sim, homens podem impedir estupros. Em cinco passos

"Cinco passos para impedir estupros: comece por: "Não estupre!"
*******
Há cerca de três anos. Eu coloquei esse ponto na pauta. Desde então este blog seguiu quieto sem qualquer texto de atualização. Ora, os quatro gatinhos e as três gatinhas pingadas que costumam ler o que se escreve por aqui, sabem que a assiduidade da publicação não é o nosso forte. Podia colocar na descrição do blog: "Somos um periódico, do tipo esporádico..."  Por outro lado, quem sabe qualquer coisa sobre o autor destas linhas eventuais, sabe que por aqui, escrever é uma fonte de gozo. Portanto, se estamos há tanto tempo sem escrever, é de se supor que há um mesmo tanto ficamos sem gozar (falando do gozo da escrita, obviamente). Diria até que, há tanto tempo me privando de escrever, passo mesmo é por um sofrimento.
.
É este o ponto então onde retomo o assunto iniciado em 2016. O que os homens podem fazer para impedir um estupro, ou melhor o que os homens podem fazer para impedir a violência sexual?
.
Se o amigo ou amiga navegante (diria o Paulo Henrique Amorim), não tiver lido ainda a postagem anterior, seria uma boa idéia, "voltar" lá e dar um bico, antes de continuarmos...
.
Saibam que nesse período vários assuntos me chamaram a atenção e tive vontade de escrever sobre eles aqui no blog... mas, sempre que eu ia começar, esbarrava naquela última postagem com a promessa de que o assunto seria retomado. E eu perdia a vontade de escrever sobre outra coisa...
e seguiu seu avanço a time line... dá um click no forward. Porque se tivesse pausa no play, de lá pra cá, todo mundo ia ver que, nesses tempo todo, o assunto continuou sendo importante e urgente... como se não tivesse se passado quase três anos... Não preciso fazer isso aqui. Mas se você quiser vai no buscador de sua preferência (nem precisa ser duckduckGo, pode ser  no Qwant mesmo..pra não dizer que só falei do Google), faz uma pesquisa sobre caso de estupros no Brasil...
Você vai ver que o assunto continua recente. Uma questão que precisamos resolver.
.
Eles dizem: "precisamos falar sobre Kevin"; Froid e Pedro Qualy, continuam querendo falar sobre erva... Eu acho que precisamos falar sobre estupro.
.
E sobre como nós, os homens, podemos  parar com isso. No post anterior eu falei de como a cultura  ajuda que os estupros aconteçam. Agora, vamos falar sobre como os homens podem parar com eles. Acompanhe essas dicas quentes e compartilhem com os homens que você conhece.

1° NÃO ESTUPRE NINGUÉM,
 Lembre-se de que uma pessoa que foi estuprada, pode ter recusado, mas, isso não impediu o estupro. Por outro lado, se o autor de estupro se recusar a praticá-ĺo não tem como ele acontecer. O primeiro que pode impedir o estupro é o homem que estaria estuprando. Poderia ser você. Não seja. Não estupre.

2°. NÃO DESCUIDE DE SEUS AMIGOS.
Saiba que boa parte dos estupros praticados acontecem por causa do apoio, do consentimento ou do silêncio de amigos de quem pratica o estupro. "Ele é trabalhador"; "sempre me apoiou quando precisei"; "Ele é um bom amigo". Pode ser verdade. Mas, nada disso tem relação com o estupro que ele praticou ou poderia praticar se você ficar em silêncio. Não fique! Impeça-o! Ajude-o a responder pelo erro.

3°. NÃO DESCUIDE DE VOCÊ.
saiba que não existe um perfil preciso do estuprador; mesmo que haja homens mais propensos ao uso da força ou ameaça, para obter sexo; o abuso sexual não se reduz a esses meios, e não existem regras rígidas pra saber quem praticaria ou quem nunca praticaria um estupro  (álcool, drogas, pressão de grupos; desordem afetivas momentâneas, por exemplo são alguns fatores que podem interferir) ... Por isso qualquer um, poderia ser um estuprador, a depender das circunstâncias. Inclusive você, homem.  Sabe o seu amigo? Esse que mencionamos na segunda dica? Pois é...ele poderia ser você. Esteja ciente disso. Evite se colocar nessas circunstâncias.

4°. NÃO SE OFENDA SE UMA GAROTA OU UMA CRIANÇA DESCONFIAR DE VOCÊ. Se ela não te conhece, lembre-se que o corpo e a vida dela está em jogo. Ela não sabe que você é "um cara bacana". Pode ser que você não seja. Deixe que o tempo e os cuidados que você demonstra sejam seus advogados. Essas pessoas são vulneráveis; não alimente o medo delas com a sua indignação.

5°. NÃO ALIMENTE A CULTURA DO ESTUPRO. Eu, você, o seu amigo, as garotas e as crianças, nós somos o que somos dentro da nossa cultura. Somos influenciados por ela, mas temos algum poder sobre ela também. Poder de influência e,  principalmente, poder de resistência. Então é necessário, mas não basta você se recusar a praticar o estupro; é necessario, mas não basta você impedir seus amigos de praticar abusos; além de ser cuidadoso com mulheres e crianças, você precisa ter cuidado com os elementos da cultura que podem estimular a ocorrência ou aceitação do estupro; precisa aprender a reconhecê-los nas imagens populares, nas piadas, nas histórias que culpam as vítimas; que banalizam o abuso sexual como simples "brincadeiras" ou "mal entendido"; que colocam a violência sexual num cartaz ou numa música, como simples "fantasia"; resistir à cultura do estupro é parar um estupro antes que ele aconteça. Resista!

Seguidas, essas cinco dicas, que podem ser listadas nos dedos da mão (✋), poderão contribuir muito pra erradicação da violência sexual, que vem sendo praticada pelos homens contra mulheres e crianças, em diferentes regiões e classes sociais.  Então, se você é homem ou conhece algum homem, Leia   e compartilhe este texto. Discuta com seus amigos.

***
Procure mais informações sobre como os homens podem parar os estupros
Conheça a rede de homens pelo fim da violência contra as mulheres;
Campanha do laço branco.