segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Nossa Conversa infinita com Cidinha da Silva


Maurice Blanchot (1907 - 2003)

Um senhor chamado Maurice Blanchot escreveu um livro que inspirou o título desta postagem. Conversa infinita é um texto lindo sobre as possibilidades infindáveis do texto escrito, da escritura do texto e da tecitura da escrita. É um livro lindo (na verdade são três), sobre o aspecto fragmentário da escrita e da própria linguagem. É um livro lindo, do qual devo dizer que só li algumas passagens. Mas alguém, que o leu de modo mais sistemático, em função dos ossos do ofício que escolheu para roer. Esta linguista leitora de Blanchot - sobretudo pelos pensadores que ele influenciou - certamente não condenaria a escolha que fiz ao associar o livro e o tema deste post. Afinal,o tema deste post não é outra coisa senão a conversa infinita que mantemos, ela e eu, entre nós e entre nós e Cidinha da Silva.


Cidinha da Silva (foto: Elaine Campos)
Cidinha é uma escritora brasileira, que domina como ninguém as artes da tecitura da escrita, e da escritura do texto. Acima de tudo uma pessoa que sabe conversar. Daquelas pessoas boas de conversa, que conversam sobre tudo. Tudo o que realmente interessa: futebol, novela e coisas do cotidiano.  Ao falar dessas coisas, Cidinha consegue com sua mineirice universal - como Manuel Bandeira, em sua pernambucanidade mundial - alcançar a fundura  e a ternura do mais belo cotidiano. Mesmo tendo conhecimento da retóricas do mundo acadêmico, onde provou seu domínio como historiadora e educadora. Mesmo afinada com o debate político da militância pela igualdade racial, quando empunhou sua lança à frente de Geledés e do Instituto Kwanza. Mesmo com essa experiência, Cidinha vem tecendo suas linhas mais bem definidas por meio de uma conversa infinita com a linguagem literária. 

Para dar a essa conversa infinita um aspecto mais intermitente, elaboramos, Joana (minha companheira de outras conversas) e eu, um roteiro de perguntas para Cidinha, que as respondeu com o cuidado de quem escreve um poema e disponibilizou no seu Blog. Confira lá... oh pá!